sábado, 20 de junho de 2009

Índia e Brasil culturas iguais ?


Texto publicado originalmente no site Tribo do Mouse

Tem algumas coisas que ainda não consegui entender na novela das oito. Como eles falam português na Índia? Ou se realmente falam, porque talvez seja apenas uma abstração, como naqueles filmes dos Três Mosqueteiros onde todos falam inglês. Mas se esse for o caso, por que então eles tem sotaque? Um dos personagens principais é um Dalit, um intocável, a casta mais baixa que pode existir. Mas o sujeito foi morar nos Estados Unidos onde é bem sucedido e tem uma carreira. O que diabos então ele foi fazer na Índia novamente? E onde entra o Brasil nessa história? Bobagens televisivas à parte, já me deparei com algumas das situações descritas no folhetim durante o meu tempo nos Estados Unidos. Lá convivi com pessoas de inúmeras nacionalidades, em grande parte Indianos, devido a tradição na área de tecnologia, mas também com chineses, vietnamitas e mexicanos.
Gerenciei dois indianos de castas diferentes que tinham problemas para trabalhar juntos. O sujeito não conseguia aceitar nenhuma das sugestões da moça. Reuniões de projeto eram um inferno. Coisa difícil de acreditar mesmo em uma sociedade como a americana. No final tive que mover o cara para outro gerente, pois a sua animosidade perante a menina acabou contaminando o resto da equipe. Tinha um chinês que trabalhava para mim que era uma figura. O sujeito sempre concordava com o meu ponto de vista, por mais absurdo que fosse. Algumas vezes, a título de experimento social, mandava ele fazer coisas absurdas, apenas para constatar, pasmo, que ele seguia as minhas orientações. A coisa chegava ao cúmulo dele sempre abrir a porta para mim. Uma vez corri na frente para abrir a porta para ele, mas o sujeito não passou e ainda fez um sinal de reverência para que eu passasse primeiro.
Esse é um exemplo de Power Distance, uma dimensão utilizada para mapear diferenças culturais. O conceito descreve a "Distancia de Poder" entre uma pessoa e seu superior imediato, o que influi diretamente na predisposição para se discordar do chefe. Uma tabela com o PDI(Power Distance Index) de vários países pode ser encontrada aqui. De acordo com esse estudo Áustria e Israel tem os menores índices, seguidos pelas nações nórdicas, enquanto Malásia e Guatemala lideram a lista onde a distancia de poder é maior. O Brasil fica mais ou menos no meio. Porém, como qualquer amostra estatística, os dados representam uma visão geral. O correto é analisar como esse indicador se comporta na sua empresa. Medir isso na prática é muito fácil, comece por discordar do seu chefe, especialmente quando se tratar de uma daquelas sugestões absurdas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A parceria entre empresas agrupa pessoas com diferentes características, culturas e valores. Submetendo as empresas envolvidas a um novo desafio: a gestão de multiculturalidade organizacional.

Você acredita que dependendo da região o assunto ''diferenças culturais'' são abordados de formas iguais?

O QUE UMA EMPRESA DEVERIA FAZER EM RELAÇÃO AS DIFERENÇAS CULTURAIS RELIGIOSAS?

Você acredita que hoje ainda há preconceito dentro das empresas em relação as diferenças culturais ?

A diferença cultural entre os negociadores pode gerar conflitos?

Livros Indicados.

Livros Indicados.
Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Praticas Pedagogicas.

Cultura e empresas

FILMES

FILMES
Crash - No Limite

Casamento Grego

Seguidores